domingo, 24 de outubro de 2010

O que são Upanishads?



"Os Upanishads são parte das escrituras Shruti hindus, que discutem principalmente meditação e filosofia, e são consideradas pela maioria das escolas do hinduísmo como instruções religiosas. Contêm também transcrições de vários debates espirituais, e 12 de seus 123 livros são considerados básicos por todos os hinduístas. 

Às vezes os sábios são mulheres e outras vezes as instruções (ou antes inspirações) são dadas por reis. 

A maioria concorda que muitos dos Upanishads mais antigos foram escrito antes do tempo de Buda. 

Os Upanixades não dão nenhuma pista sobre quando nem quem compôs estes textos. Esta anonimidade enfatiza a natureza eterna das verdades neles contidas.” Wikipédia. 

Agora que já sabemos do que se trata, compartilho um Upanishad que desde que entrou em minha vida não desgrudou mais de minha cabeça: 


“De acordo com seu desejo, assim será sua vontade. 

De acordo com sua vontade, assim será sua atitude. 

De acordo com sua atitude, assim será seu destino.” 


Vocês conseguem perceber como isso tem tudo a ver com a questão de estilo? 

Declararmos nosso estilo nada mais é do que seguir o que este ensinamento milenar nos propõe. 

Tudo parte do nosso desejo mais íntimo. Ele norteia não só o que transmitimos ao mundo, a nossa mensagem, mas também, e principalmente, aonde chegaremos. 

Para aqueles que não se preocupam com uma constância ou acham que o tema estilo é muito superficial, supérfluo, indigno de nossa atenção, sugiro que pensem melhor sobre o assunto. 

Conhecermos nossos desejos, seguirmos nossas vontades e termos atitudes coerentes a estes desejos e vontades são ações que definirão nosso destino. 

E nosso destino? Não merece toda nossa atenção? 

Luciana Solino

Um comentário:

  1. Nosso destino é traçado por nossas atitudes, nossas atitudes são oriundas das nossas vontades, e nossa vontades são frutos dos nossos desejos.

    Linda, seu texto ficou lindo.
    Parabéns.
    Te amo.

    ResponderExcluir