domingo, 24 de outubro de 2010

Por que ter um estilo é importante?



A primeira análise que buscamos dentro da Consultoria de Imagem é descobrir a mensagem que aquele cliente deseja enviar ao mundo. 

O mais surpreendente é que as pessoas não sabem responder esta pergunta. É preciso ser feito um trabalho de pesquisa, de análise, de forma indireta, para que possamos colher “pistas” do que ela realmente é, e onde deseja chegar. 

As afirmações que mais escuto são: “ah, eu não tenho um estilo definido, "cada dia gosto de estar de um jeito”, “depende do meu humor”,“sei lá! uso de tudo um pouco”. 

Tempos modernos que vivemos... Um tempo de diversidade, liberdade, autonomia, mas tudo “tão ao mesmo tempo agora”, que o que era para ser uma grande vantagem, acaba por criar uma grande confusão na cabeça de todos. 

Temos que saber para onde queremos ir, senão não chegaremos a nenhum lugar. A maneira como você se veste e como você age, diz ao mundo a pessoa que você é, sua essência, sua escolhas, como quer ser tratada e, principalmente, aonde quer chegar. 

A importância em se ter um estilo é a consistência que ele traz às nossas vidas. Sermos consistentes no século XXI é um enorme diferencial. Na corte de Luis XIV, por exemplo, o protocolo era único. Mas nem precisamos ir tão longe... As décadas que antecedem a nossa também eram assim. As mulheres e homens sabiam quais eram e como seguir as normas do bem vestir. A consistência fazia parte. Não era um diferencial, mas a regra. 

A consistência no estilo funciona como a consistência em nossas atitudes. Ninguém gosta de uma amiga que um dia acorda de um jeito, e no outro, completamente diferente. Ou de um paquera que te liga em um dia como um príncipe, e no outro, passa por você na rua e finge que não conhece. 

Nosso estilo e nossas atitudes podem sim sofrer variações, mas a essência deve permanecer. Pessoas sem estilo, voláteis demais, transmitem a mensagem de um comportamento inconstante, não confiável - em todos aspectos. Quem tem um estilo definido, quem é constante em suas escolhas demonstra mais segurança, mais força, mais assertividade, mais confiabilidade – qualidades essenciais no ranking de nossos tempos.

Luciana Solino

Nenhum comentário:

Postar um comentário