segunda-feira, 4 de outubro de 2010

E como funciona esta tal Consultoria de Imagem?





Costumo dizer aos meus clientes que a Consultoria de Imagem é um  "jogo de pontos”.

A idéia não é uma transformação radical. Você não entra um e sai outro. Você entra “você” e sai “você” mesmo, mas em uma versão muito melhorada. Não é incrível? Sim, é incrível! É incrível percebermos que podemos ser nós mesmos e ainda assim muito melhores.

A mágica é muito simples: somamos um pontinho aqui, um pontinho ali e o resultado é um diamante bruto lapidado em um novo. Continua sendo um diamante, mas muito melhor. Todos reparam que alguma mudança aconteceu, mas ninguém sabe dizer exatamente o que foi. Uma sutileza com grandes resultados.

Por isso é tão importante que dentro deste processo os detalhes propostos pelo consultor sejam respeitados. Somamos um pontinho com corte certo do cabelo (não, não precisa ser curto!), um pontinho na maquiagem, um pontinho no estilo adequado, um nas cores que valorizam, um nas roupas que respeitam nosso tipo físico e assim por diante. Depois de tudo somado, voilá, feitiço realizado! – meu sonho era ser uma bruxa. Bruxa boa, claro! Consegui!!

A melhor definição que li sobre Consultoria de Imagem era sobre marketing. Isso mesmo! Li uma definição sobre marketing que serviu como uma luva em meu trabalho. Onde estiver escrito marketing é só trocar por Consultoria de Imagem (simples assim...):

Marketing é primeiramente o processo de examinar um produto em relação a um mercado e determinar como maximizar seu potencial – isto é, sua habilidade de preencher uma necessidade”. Arthur Bender

O Consultor de Imagem, portanto, engloba mais do que procurar uma roupa bonita. Nós, consultores, estudamos o cliente, adequamos a mensagem, maximizamos seu potencial e, ainda, o diferenciamos da concorrência. 

Se, por exemplo, você é uma advogada, não basta mais sair para trabalhar de tailleur. Isto é passado! E a maioria sai assim! Você não tem apenas que estar bem vestida. Você tem que transmitir segurança, requinte, sucesso profissional, acertividade, contemporaneidade, feminilidade e estilo. 

Ufa! E depois ainda dizem que prá ser Consultor de Imagem não precisa estudar...

Luciana Solino

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