quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Por que usar branco no Reveillon?



Todo mundo já sabe que usar branco no Reveillon é uma tradição. 

O branco simboliza a pureza, a paz, boa energia, ou seja, muito do que desejamos para o ano que irá entrar. 

O que não nos perguntamos é o porquê. Por que afinal o branco carrega este significado? 

Como Consultora curiosa e estudiosa que sou, resolvi ir atrás desse “porquê”. Vejam o que encontrei: 

“No período clássico, o branco era a cor das nuvens em tempo bom e das montanhas nevadas só no cume, onde os deuses habitavam. Era sagrado para Zeus, o rei dos deuses: cavalos brancos conduziam sua biga, e animais brancos lhe eram oferecidos em sacrifício por sacerdotes vestidos de branco. Na religião cristã o branco é a cor do prazer e pureza celestial. E é associada à Páscoa e Ressurreição. Na arte cristã, Deus, assim como Zeus, geralmente usa uma veste branca comprida.” A linguagem das roupas, Alison Lurie. 

Essas antigas associações criaram ao longo dos séculos nosso entendimento a respeito das cores. Simbolismos a parte, o fato é que através de testes mais modernos, psicólogos constataram que as cores afetam e muito nosso estado de espírito, pressão sanguínea, pulsação e ritmo respiratório - na mesma proporção que um ruído estridente ou um acorde harmonioso. Quando uma pessoa vem em nossa direção e ocupa nosso campo visual com cores berrantes, discordantes, pode nos acelerar e até nos provocar dores de cabeça. Mas, se esta mesma pessoa estiver com cores suaves e harmoniosas, ficamos mais calmos. 

Se um único look branco pode nos afetar tão positivamente, imagine o impacto que um grupo, milhões de pessoas causam quando o escolhem para mesma noite? 


Um comentário:

  1. Esse costume foi herança da cultura africana, e vem desde a época do Brasil colonial. Para os praticantes do candomblé, usar o branco significa uma homenagem para os seus símbolos religiosos, como Iemanjá, Oxalá e Ogum. E como no nosso país temos uma forte cultura de praia, o hábito de usar branco para saudar o ano novo no litoral se tornou uma instituição nacional.

    ResponderExcluir