quarta-feira, 6 de abril de 2011

Perfume

Acredito que a maneira que se usa o perfume pode revelar muito sobre a personalidade de quem o carrega. 

Evito fazer aquela leitura óbvia:
  • Fragrância floral = personalidade doce
  • Fragrância cítrica = personalidade “amarga”.

Admito que pode haver uma relação, mas o que proponho é uma análise muito mais abrangente.

Comecemos nossos estudos pela História – o passado sempre nos traz as respostas que precisamos para o presente. 

Cleópatra

Cleópatra, aquela que foi a última rainha do Egito, representa o símbolo da sedução e força feminina com seus rituais perfumados. Ao que parece, ela era muito mais atraente do que propriamente bonita, e sabia, acima de tudo, como perfumar-se. Untava-se com essências aromáticas dos pés à cabeça, criava em torno de si uma aura perfumada e recebia seus amantes em uma cama repleta de pétalas de rosas. Ela impregnava de odor de rosas as velas de seu barco, e viajou ao encontro do amante (Marco Antônio) inteiramente untada de óleos perfumados. Em sua visita a Roma, a rainha do Egito deixou um rastro de rosas por onde passou. E, em sua última noite, antes de envenenar-se, banhou-se e perfumou-se da cabeça aos pés com as mais finas fragrâncias. Quando os soldados romanos a encontraram morta, ainda puderam sentir seu perfume inebriante, feito sob encomenda para seu status real.

Cleópatra usava o perfume como uma arma de sedução. O importante não era a fragrância escolhida, mas como a utilizava para marcar sua presença.

Assim funciona minha análise. Vejo mulheres que querem marcar seu espaço, “chegar chegando”. Outras, se mantêm mais discretas, guardando “seu aroma” quase como uma exclusividade àqueles que têm liberdade para se aproximar.

Qual o certo ou o errado? Não há. Claro que perfume em excesso, como qualquer outra coisa, é extremamente deselegante – assim como tudo que invade o espaço de uma outra pessoa (podemos tratar mais sobre invasão em um outro post).

Quando atendo um cliente, minha primeira pergunta é: qual mensagem deseja passar? Apesar do perfume estar no plano dos sentidos, ele é item essencial na formação de sua imagem. Sendo assim, força, presença, discrição, doçura, requinte, simplicidade são alguns adjetivos que devemos considerar no momento de nossas escolhas aromáticas. O que essa frangrância, e, principalmente, a maneira que a utilizarei, falarão sobre mim?

Conheço pessoas que gostam de variar. Compram loucamente, enchem seus armários e têm satisfação em exalar algo novo a cada dia. Inconstância. Esta é a mensagem que transmitem. Se é a que deseja, siga em frente. Mas, se quer se  fazer presente de maneira confiável, melhor evitar. 

O perfume deve ser como uma marca registrada. Aquele “cheirinho” que nos fará lembrados. Pode ser uma lavanda mais leve para praticarmos esportes ou pós banho, um para o dia e um para noite. E só. Uma outra sugestão, minha preferida, é a mesma fragrância em concentrações diferentes. Muitas marcas já possuem o mesmo perfume em versões mais leves (dia) e mais concentradas (noite):
  • Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada.
  • Eau de parfum : alta concentração
  • Eau de toilette: concentracão média
  • Eau de cologne (deo colônia): baixa concentração de essências.
Escolher só pelo aroma, pelo “gosto ou não gosto”, “porque esse é o que minha amiga ou aquela celebridade usa”, pode ser uma decisão simplista demais para nossos tempos – onde quase tudo é decidido pela primeira impressão.

Estarmos certos de que expressamos o que desejamos é quesito número um para nossa autoconfiança. E, consequentemente, estarmos confiantes, é pré-requisito para as coisas caminharem como devem. Guarde este ensinamento não só para escolha de seu perfume, mas para tudo que diz respeito à sua imagem.


E quem não usa perfume de forma alguma?
Esta resposta deixo à Coco Chanel:
“A mulher que não usa perfume não tem futuro˜.

Dica de leitura: O Perfume – História de um Assassino

O romance narra a vida de um homem que nasceu com um olfato apuradíssimo, mas não tinha um cheiro próprio. Uma história sobre a importância do sentido (olfato) e do cheiro em nossa existência. Fascinante.

Um comentário:

  1. Amei seu blog, Lu ! E esse post do perfume está sensacional! Principalmente com a citação de Chanel (que eu amo!) Parabéns! Sucesso sempre!
    Dri Lafetá

    ResponderExcluir