segunda-feira, 18 de abril de 2011

Maximize



A organização de nosso guarda roupa é a providência número um para otimizarmos a utilização do que temos.
  • Quantas vezes descobriu uma peça de roupa ou um acessório que nem lembrava mais que existia? 
  • Quantas vezes procurou por um sapato, e, depois de exausta, resolveu ir com qualquer um porque estava atrasada?
  • Quantas vezes pensou em uma camisa social para sair, mas, ao descobri-la completamente amassada, optou pela primeira de malha pelo caminho?
Tenho certeza que para grande maioria das pessoas essas são ocorrências quase diárias.
Nada adianta gastarmos fortunas em roupas e não encontrá-las quando precisamos. 
Em posts anteriores falamos sobre como abrir espaço ao que realmente importa.
Neste vamos nos concentrar na organização das peças.
  1. Divida seu guarda roupas por número de peças, cores, atividade ou estilo. Escolha um padrão, desta forma saberá onde aquela peça foi armazenada. Organizo meu guarda roupa por cores. Para mim esta é a maneira mais simples de encontrar um ítem e, visualmente, o efeito fica mais harmônico. Mas, assim como nosso estilo, esta é uma escolha pessoal.
  2. Blazers, casacos, calças, saias, vestidos e camisas DEVEM ser pendurados em cabides apropriados para cada ítem. Esqueça os de lavanderia. Apesar de serem “de graça”, foram feitos para uso temporário. Ou seja, se utilizados permanentemente, deformarão a peça
  3. Se não dispõe de espaço suficiente para pendurar as camisetas, enrole-as como rolinhos que além de amassarem menos, ocuparão uma área menor. Essa também é uma boa opção para vestidos de malha que não devem ser pendurados. 
  4. Peças e malhas de tricô devem ser dobradas, ou enroladas, e colocadas em prateleiras.
  5. Não deixe os sapatos empilhados ou jogados. Guarde-os em caixas identificadas ou em prateleiras específicas para este fim. Caso o espaço seja novamente um problema, compre sapateiras que podem ser penduradas atrás da porta. Também já vi pessoas que optaram por camas antigas e utilizaram o espaço debaixo delas de uma maneira bem esperta para guardar seus sapatos.
  6. Lingerie e underwear devem ser separados de forma visível. Para as mulheres: cuidado na hora de guardar os sutiãs com bojo. 
  7. Biquínis e sungas não devem ser guardados em sacos  plásticos. Isso acaba com a elasticidade diminuindo a vida útil. Guarde-os enrolados juntos em caixas, gavetas com divisórias ou sacos de TNT.
  8. Separe as meias em pares e alinhe-as – em caixas, por exemplo. Meias finas femininas devem ser dobradas e guardadas em sacos separados por estilo e cor (inverno, trabalho etc).
  9. Acessórios, lenços e cintos devem ser guardados em caixas com divisórias (ou em gavetas específicas) para facilitar a visualização. Não misture jóias com bijous.
  10. Caso seu espaço seja muito apertado – fato bem comum – separe as roupas por estação e guarde as que não estiver utilizando em caixas. Quando a nova estação chegar, faça a troca. Para o Brasil podemos considerar só verão e inverno.
Essas são soluções simples, de fácil execução. 
Só quando visualizar o que tem poderá maximizar o uso de seu guarda-roupa.
Esta não é uma questão de capricho, mas de inteligência financeira. 
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário