quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aula prática de Consultoria no Poder


Tenho certeza que muitos acompanharam a cerimônia de posse de Dilma Rousseff no primeiro dia de 2011. 

Independentemente de nossas opiniões pessoais a respeito de nossa Presidente, o que podemos aprender com seu traje? 



Colar + tecido com textura + faixa presidencial 

Errado. Tudo misturado ao mesmo tempo agora! O ideal seria a escolha de um tecido plano, colo livre de colares, ou seja, tudo que desse destaque ao acessório principal desse dia – a faixa presidencial. Quando fazemos a escolha de nossa roupa temos que pensar no conjunto, no que colocaremos por cima e, principalmente, para qual parte de nosso look irá o destaque. 



Colar muito justo + delicado demais + conjuntinho 

Errado! Ao escolhermos um acessório devemos levar em consideração nossa escala. Ex: se somos to tipo mignon, com traços delicados e proporção física pequena = acessórios pequenos. Se nossos traços e nosso tipo físico têm uma proporção maior = acessórios maiores e menos delicados. Esse cuidado garante que os acessórios harmonizem com nossa escala. Assim não parecemos nem maiores, nem menores do que somos. 

O conjunto combinado não chega a ser um erro, mas muito fora de uso. Não transmite a mensagem de uma mulher moderna, ex-militante, Presidente de um País, mas de uma “senhorinha”. 



Textura no tronco + tecido plano e que amarrota na parte inferior 

Errado! Aqui podemos observar dois grandes erros:

  1. Textura no tronco + tecido plano na parte inferior: a textura nessa área aumenta e o tecido plano na parte inferior diminui. Ao que nos parece, não pude tirar eu mesma as medidas da nossa Presidente pois ainda não sou sua Consultora, ela já possui a região do tronco maior. Desta maneira deveria tomar cuidado com tecidos que aumentem a percepção visual desta área para não engordar. 
  2. Tecido que amarrota (principalmente na região inferior): ao escolhermos uma peça de roupa ou um tecido devemos considerar a duração do evento que participaremos. Em uma posse, sabemos que terá muito “senta”, “levanta”, muitas fotos serão tiradas, ficaremos um grande período sem poder nos trocarmos e, neste caso, como centro das atenções. Ou seja, tecidos que amarrotam facilmente devem ficar de fora. 



Blazer largo + corte reto 

Errado! O blazer com textura, largo, sem cintura levemente marcada, usado fechado sem contraste com a parte de baixo só aumenta a percepção visual dessa região. Conseguem reparar como nesta foto sua barriga foi aumentada? Se o blazer estivesse mais acinturado (da maneira correta) ficaria mais perto do corpo diminuindo esta impressão. 



O sapato! 

Não!!! Que sapato é esse? Melhor nem comentar! 

Estas são apenas algumas lições. Poderia falar muito mais! Sobre os looks de todos da foto acima, da tão falada Marcela Temer. Mas por hoje está bom. Afinal, ainda teremos muitos episódios com essa turma.

Um comentário: