quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Por que tenho que me importar com o que visto?

Quer você queira, quer não, somos julgados pela nossa comunicação não verbal. Em outras palavras, nossa aparência fala mais alto do que qualquer palavra que venhamos a dizer.


Você pode se surpreender, mas estudos comprovam que de 65% à 93% das conclusões que as pessoas têm a seu respeito são baseadas exclusivamente por como você se apresenta. Apenas míseros 7% pelo que você fala. Somos submetidos diariamente a esse veredicto cruel, sem direito a defesa, em conclusões baseadas muito mais em como nos vêem e na sensação que transmitimos do que pelo que efetivamente dizemos ou somos. E, para piorar, tudo isto acontece nos 7 PRIMEIROS SEGUNDOS que nos vêem – antes de sequer abrirmos a boca.

Já até sei o que você está pensando: “ah, mas eu não sou desses ou dessas que julgam na superficialidade, que se importam com o rótulo!”. Lamento informar que está errado. Você é sim desses que julgam pela embalagem. Aliás, todos nós somos! Essa é uma ação involuntária. Tudo isso acontece em nosso subconsciente, onde por maior que seja a nossa vontade, não temos controle.

Que má notícia... Será?! Não! Que ótima notícia! Vamos aos fatos: independentemente do que dizemos, as pessoas formarão  impressões (imutáveis, sim IMUTÁVEIS!) a nosso respeito, certo?! Então por que não controlar estas informações que transmitimos? É tudo uma questão de controle e estratégia. Ao contrário de nossos talentos, essa é uma habilidade que pode sim ser aprendida e desenvolvida.

Se não nasceu sabendo controlar a mensagem que emite através da sua imagem, pode ficar tranquilo. Hoje já existem os Consultores de Imagem – profissionais qualificados e técnicos – que podem ajudar você a adaptar sua imagem à mensagem que deseja transmitir. Mas não se deixe levar pela aparência. Antes de contratar, pesquise bem a formação deste profissional. Como em qualquer área, aqui também há aqueles que se intitulam consultores de imagem, mas são apenas pessoas que se julgam possuidoras de um bom gosto.

Portanto, que ótima notícia! Se sua vida não está andando como gostaria, se as pessoas não te recebem como acha que merece, se não entende o porquê daquele colega ser promovido e você não, da sua amiga casar e os homens nunca te levarem a sério, de mesmo quando feliz as pessoas perguntarem porque está bravo, de mesmo magra sugerirem que deve perder uns quilinhos, seus problemas estão resolvidos. Basta um pouquinho de coragem para mudar, humildade para aceitar os conselhos e um Consultor de Imagem prá chamar de seu!!


Luciana Solino

Nenhum comentário:

Postar um comentário